4 coisas que você precisa avaliar antes de renovar seguro do carro

 

Para renovar seguro do carro e obter uma apólice que atenda as suas necessidades e ainda possua um valor atrativo, você precisa levar em conta alguns pontos. Procurar ajuda profissional, reavaliar a cobertura, comparar preços entre seguradoras, pesar vantagens para renovação, entre outros detalhes, fazem parte do roteiro que você deve realizar antes de fechar um contrato. Confira, em seguida, quatro aspectos que precisa considerar antes de renovar seguro do carro.

Aja com antecedência

Você suou para adquirir um automóvel e não vai querer expor esse patrimônio a riscos, não é mesmo? Por isso, não deixe para pensar no seguro do veículo quando o contrato estiver muito perto de vencer ou quando já tiver perdido o prazo de validade. Afinal, um acidente não tem hora para acontecer. Portanto, andar de automóvel sem proteção significa se expor desnecessariamente e talvez ter que pagar caro por essa atitude. Então, ao menos com 15 dias de antecedência do fim do contrato do seguro comece a pensar na renovação.

Peça ajuda de corretora para renovar seguro do carro

Procurar auxílio profissional para encontrar a melhor solução em termos de custo/benefício para o seguro do seu veículo é outro ponto importante. Ao fazer a renovação ou uma nova contratação por meio de uma corretora, você terá a certeza de que possuirá um suporte ao longo do prazo de vigência do plano. Além disso, a corretora indicará qual a melhor apólice para a sua realidade, com base em anos de experiência no ramo. A propósito, antes de buscar essa ajuda profissional, avalie o histórico da empresa.

Verifique as mudanças de perfil

Para renovar seguro do carro, tenha em mente que você precisará informar à seguradora se houve alguma mudança no uso do veículo. Por exemplo, se você trocou de endereço ou de trajeto habitual ou se um filho com 18 anos passará a dirigir o automóvel. Esse tipo de informação poderá mudar o valor do seguro. É bem verdade que a mudança de perfil do condutor deve ser informada ao segurador assim que acontece e não somente na renovação.

A instalação de acessórios, como um rastreador via satélite, também pode interferir no preço do seguro. Seja qual for o caso, é muito importante informar situações assim, porque a seguradora só cobrirá os danos previstos no contrato.

Avalie descontos e vantagens

Para fazer uma negociação satisfatória, compare os benefícios para continuar com a seguradora atual e as vantagens para trocar para uma concorrente dela. Confira se os planos e as condições são semelhantes. Nesse sentido, a ajuda de um corretor é essencial. Lembre-se ainda de que, se for trocar de seguradora, você poderá levar consigo o seu bônus, caso não tenha registrado sinistro no plano anterior. Isso porque o bônus é próprio do motorista e não uma exclusividade de uma seguradora.

Como você pôde perceber, renovar seguro do carro requer pensar com antecedência. Assim, seu corretor poderá fazer cotações de preço junto aos seguradores e terá tempo para encontrar a melhor opção para a sua realidade. Dessa forma, você poderá pensar com calma antes de fazer a escolha e não correrá o risco de ficar um dia sequer sem proteção.