Quais danos o seguro de automóveis cobre?

Se você tem um carro, sabe que é praticamente impossível viver sem um seguro de automóveis. Seja pela insegurança que assola o país ou por proteção nos possíveis casos de colisão, o seguro oferece uma tranquilidade e tanto. Entretanto, a dúvida de muitas pessoas ainda é com relação ao tipo de cobertura disponibilizadas pelas seguradoras e o que elas protegem de fato. Se esse também é o seu dilema, junte-se a nós e descubra mais sobre o assunto:

O que o seguro cobre?

Os seguros de veículos normalmente são divididos entre coberturas básicas e opcionais. As básicas são obrigatórias e, por consequência, todo seguro tem, já que é prevista por Lei supervisionada pelo Órgão Regulador Federal. As coberturas opcionais, por sua vez, como o próprio nome dá a entender, são adicionadas ao seguro de acordo com a escolha do cliente.

O que são as coberturas básicas?

As coberturas básicas protegem o proprietário do veículo em caso de colisão, incêndio, roubo ou furto. As coberturas também podem ser um pouco diferentes, cobrindo o dano total ou parcial, dependendo do que foi acordado.

Os casos mais comuns de dano integral são os de roubo em que o veículo não é recuperado ou ainda colisões muito fortes, ocasionando a famosa perda total. Nesse caso, as seguradoras têm um gasto de reparação de até 75% do valor do veículo segundo a Tabela FIPE.

Já o dano parcial acontece quando os custos de reparo não atingem os 75%. Nesse caso, o seguro cobre os custos de reparo se eles ultrapassarem o valor da franquia contratada — outro ponto muito importante e que merece uma análise mais criteriosa!

O que são as coberturas opcionais?

Como falamos, são as que o cliente pode optar por inserir no seu seguro ou não. Veja algumas delas:

Passageiros

Se você dirige, sabe que deve ter um cuidado especial com os passageiros que carrega com você, não é mesmo? Esse tipo de cobertura garante os danos corporais que passageiros do seu carro podem sofrer em algum acidente ou colisão.

Danos a terceiros

Esse é um dos opcionais mais importantes e, caso você tenha a oportunidade de optar por ele, deve fazer isso! Ela cobre os danos materiais e corporais que você possa causar a uma terceira pessoa no uso normal do veículo. Nesse caso, além de reparar o seu veículo, a seguradora também repara o carro da outra pessoa. Caso a pessoa ainda se machuque, a cláusula pode indenizar essa pessoa financeiramente. Uma baita proteção, concorda?

Carro reserva

Dependendo do seguro, você pode ter como benefício o uso de um carro reserva por 7, 15, 30 dias ou indeterminado. Tudo isso enquanto seu veículo é reparado na oficina.

Proteção de vidros

A seguradora também pode cobrir os custos com a troca ou reparo dos vidros caso eles se quebrem ou trinquem. E isso envolve todos eles: os vidros, os retrovisores externos, lanternas e faróis.

Vale lembrar que a cobertura pode variar bastante. Tudo depende da seguradora e do plano que você escolher.

Existem várias outras coberturas opcionais, fique atento na hora de contratar o seguro de seu veículo.

Agora que você já tem alguns exemplos, sabe algumas dicas para conhecer qual a melhor opção de seguro de automóveis para você. Quer se informar ainda mais? Veja também o nosso post com 4 coisas que você precisa avaliar antes de renovar o seguro do seu carro

Ficou com alguma dúvida? Contate seu Corretor de Seguros !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *