Como funciona o seguro de automóvel que contratei?

Ao adquirir um automóvel é preciso ter nos planos a contratação de um seguro, tanto para estar protegido contra roubos, quanto qualquer outro imprevisto com o carro. O ideal é se precaver contratando o seguro logo após a compra, evitando, assim surpresas desagradáveis.

Existem diversos tipos de seguros de automóveis disponibilizados pelas seguradoras. Por isso, peça sempre ajuda ao corretor de seguros para fazer uma análise detalhada das coberturas e valores envolvidos, para que possa tomar a melhor decisão de acordo com suas necessidades.

As condições do seguro dependem do perfil do principal condutor: sua idade, local onde mora (cidade e bairro), a pernoite do veículo (rua ou residência, coberta ou não), qual será a frequência da utilização do automóvel, se o condutor usa para trabalhar ou não, e assim se faz o contrato, com todos os detalhes necessários. Importante destacar que estas informações devem ser sempre verídicas, pois podem ser conferidas pelo segurador no momento de acioná-lo.

Entenda como funciona o seguro do seu carro

Sempre que contratar um seguro, atente-se aos dados descritos na apólice, desde os dados pessoais como do veículo, e se os benefícios e valores estão corretos: à vista ou parcelado, franquia, sinistros. Conheça os itens citados:

Sinistro

É quando ocorre algum acidente ou prejuízo material com o bem segurado, representando perda financeira para a seguradora. O sinistro pode ser parcial, quando os danos não atingem 75% do valor do carro, ou total, quando os danos ultrapassam este percentual e o valor a ser pago é integral. Para que a seguradora possa avaliar o sinistro é preciso apurar todos os fatos ocorridos, avaliar as condições que foram acordadas, bem como valor a ser pago, e, por fim, a liquidação.

Franquia

É o valor devido pelo segurado caso ocorra um sinistro com indenização parcial, valor esse já estipulado no contrato. Por exemplo, se ocorrer um acidente, os danos causados terão que ser avaliados. Se os danos forem parciais, a seguradora pagará as despesas acima da franquia, se o dano for total, a seguradora pagará o valor do bem e não incidirá a franquia.

Há tipos diferentes de franquia, o que difere o valor do seu seguro, veja:

Franquia normal

Franquia reduzida ( Normalmente 50% da Franquia Normal)

Franquia facultativa (majorada) ( Normalmente o dobro da Franquia Normal)

Quando é adequado acionar o seguro?

O seguro pode ser acionado em casos de roubos colisões, e muitos outros acidentes envolvendo o veículo.

Pode ainda ser acionado em caso de danos a veículos de terceiros, causados pelo veículo segurado.

Serviços oferecidos pelas seguradoras

Além das vantagens que já citamos acima, a maioria das seguradoras oferece diversos benefícios adicionais, como troca de pneus, resolução de problemas com parte elétrica, guincho, chaveiro e, até mesmo, pequenos serviços para residência. Além de descontos em estacionamentos, assistência 24h, check-up gratuito, dentre outros.

Ainda tem dúvidas sobre o seguro contratado? Lembre-se de pedir auxílio do seu corretor de seguros. Aproveite para deixar seus comentários e continue acompanhando nosso blog.