Corretor de seguros X bancos: veja as diferenças das contratações

Para proteger o seu patrimônio, você e sua família, a contratação de seguro é uma ferramenta muito importante, e deve ser pensada com cuidado. Você deve prestar atenção, ou poderá contratar um seguro que não satisfaça às suas necessidades. Nesse sentido, os principais tipos de contratação incluem aquela feita em bancos ou com corretores de seguros, cujas diferenças são grandes e não devem ser ignoradas.

Conheça mais a seguir sobre cada tipo de contratação.

Contratação de seguros por bancos

Na contratação de seguros em bancos, você precisa entrar em contato com o seu gerente para solicitar a contratação do produto desejado. Normalmente os bancos oferecem seguros básicos como os de carro ou moto, residencial e de vida.

Embora exista a facilidade de contratação pelo relacionamento com o banco, há também menos opções: você precisa se submeter às cotações e condições do banco e não conta com um atendimento especializado ou personalizado.

Além disso, nesse tipo de contratação normalmente é exigido que você tenha algum tipo de relacionamento com o banco, como uma conta ou um investimento. Com isso, suas opções acabam ficando limitadas ao banco onde você já está, ainda que haja mais vantagens em outra opção.

Também é preciso notar que o gerente é um funcionário do banco, e portanto, está comprometido com as metas estabelecidas pelo banco. Nesse caso, o foco deixa de ser você como cliente e passa a ser o banco e o lucro a ser obtido.

Contratação com corretor de seguros

Já na contratação com o corretor de seguros, você vai com a ajuda dele, descrever suas situações de risco e identificar quais as suas principais necessidades em relação a essa contratação. Feito isso, o corretor irá fazer uma análise minuciosa de seus riscos e lhe apresentar soluções de diferentes seguradoras para que você escolha aquela que for mais conveniente.

Uma das principais vantagens desse tipo de contratação é que você contará com um profissional totalmente capacitado, dedicado e especializado neste ofício. Além disso, o atendimento vai ser personalizado e focado exclusivamente no atendimento àquilo que você precisa.

Embora essa contratação possa parecer mais cara porque inclui os honorários de um profissional especializado, a verdade é que comumente você encontrará propostas melhores do que nos bancos, considerando que somente o corretor de seguros dedica tempo para analisar seus riscos e sua capacidade de pagamento, e tem o conhecimento específico do produto, garantindo que o seguro caiba no seu bolso.

E então, qual escolher?

Embora ambas levem basicamente à contratação de um seguro, escolher um banco ou um corretor de seguros é uma decisão que faz a diferença. No geral, o corretor de seguros é a melhor opção, por fornecer um atendimento personalizado e especializado e, por vezes, mais barato.

Outro motivo para fazer a contratação com um corretor de seguros reside no fato de que você terá acesso a mais opções e poderá encontrar o seguro que mais se adapta às suas necessidades.

No geral, portanto, a contratação de seguro em bancos tende a ser recomendada somente em casos muito específicos, como quando o seguro do seu banco já seria sua escolha natural. Ainda assim, entretanto, um corretor pode oferecer um atendimento melhor e mais em conta.

Na hora de contratar seguros, você vai se deparar com a opção de conversar com o seu banco por meio do gerente ou com um corretor de seguros. Sendo um profissional especializado e capaz de oferecer mais e melhores opções, o corretor de seguros é a melhor indicação para que a contratação do seu seguro seja feita sem maiores dores de cabeça.

Você já fez alguma dessas contratações? Ainda tem dúvida? Deixe seu comentário!