Férias: Saiba 5 coisas importantes antes de seguir viagem

Suas férias estão chegando? Lembre-se de planejar todos os detalhes para sair de férias em segurança e deixar sua casa bem guardada.

Veja neste artigo algumas dicas que precisam ser vistas antes de seguir viagem e aproveitar as férias.

Faça seu roteiro de viagem.

A viagem começa no seu planejamento, para que no momento de ser executada, os riscos sejam minimizados e o aproveitamento seja máximo. Um roteiro bem montado é a chave para otimizar o tempo, gastos e viver ao máximo a experiência da viagem.

Roteirizando a viagem

O primeiro passo é definir o local que a família quer visitar. Depois, defina o que desejam ver e por onde querem passar. Em seguida, faça um rascunho dividindo os dias de viagem, os locais em que você estará em cada dia, e quanto tempo gastará se deslocando de um lugar para outro.

Vale a pena usar mapas da cidade com os pontos turísticos indicados, para separar por dia e localização as atrações turísticas e locais a serem visitados. Aproveite este período de planejamento para ler outros sites de viagem e relatos de viajantes para o mesmo destino para descobrir boas dicas e roubadas que devem ser evitadas.

Dica importante: Não deixe de pesquisar a documentação necessária para a viagem, e veja se toda a família possui os documentos exigidos.

Organize as malas

Para arrumar as malas, primeiro defina o local e quantos dias vocês estarão viajando. A definição do roteiro também ajuda a arrumar tudo. Coloque em sequência roupas mais pesadas, calças, casacos mais leves, blusas de lã (se o destino for frio), até chegar nos itens mais leves. Sapatos devem ser colocados em sacos individuais, com as meias dentro.

Aproveite os cantinhos da mala para colocar roupas que não amassam, como roupas de banho, camisetas dry fit, lingeries, cachecóis, lenços, cintos.  Depois de preencher as laterais, dobre as pernas das calças que estavam para fora. Termine a mala colocando as roupas mais delicadas que amassam, como vestidos, saias, blusas de materiais leves.

Faça uma revisão no carro, se necessário

Para quem optar por viajar com seu próprio carro, é importante estar atento ao funcionamento do seu veículo antes de sair para as férias.

Não esqueça de fazer a manutenção com seu mecânico de confiança, revisar itens de segurança como cintos, estepe, macaco e air bag, além de checar a parte elétrica do carro. Pesquise as melhores rotas, que sejam melhor iluminadas e seguras, e programe paradas ou até mesmo rodízio entre os motoristas para evitar acidentes.

Deixe a casa em segurança

Roteiro definido e malas prontas, é hora de deixar a casa em ordem antes de pegar a estrada para as férias. É importante retirar todos os eletrodomésticos da tomada,  para evitar surpresas com faltas de luz. Esvazie a geladeira e o lixo. Avise algum vizinho de confiança sobre o período que estará fora, e deixe algum contato para que ele avise sobre algum problema.

Contrate seguro para quem vai e quem fica

Para evitar dores de cabeça, o mais indicado é que você contrate um seguro viagem, mesmo que ele não seja exigência para conseguir visto e garantir a entrada no país, como acontece na Europa. Esse seguro cobre muitos problemas, como extravio de malas, atrasos nos transportes, roubos, além de acidentes pessoais entre outras ocorrências.

Também é interessante fazer um seguro residencial, para garantir a proteção da sua moradia ao longo do ano, evitando maiores gastos com algum imprevisto em sua residência.

Agora que você já sabe o que olhar antes de sair para curtir as férias, deixe aqui nos comentários o que mais você faz antes de pegar a estrada. Participe!