Entenda o trabalho do Corretor de Seguros

Corretores de Seguros são profissionais imprescindíveis na contratação de uma apólice de seguro. São fundamentais na identificação do produto adequado a cada cliente.

Seu principal compromisso é com o Segurado e, por isso, ele é o melhor profissional para orientar a contratação de um seguro. Mas você sabe quais as funções do Corretor de Seguros? Confira abaixo algumas atribuições e entenda como é o trabalho desse profissional!

Análise de risco

Faz parte do trabalho do Corretor de Seguros orientar o Segurado na análise de seu risco. Ele averiguará junto com o Segurado quais os riscos que podem ocorrer com o bem a ser segurado, a probabilidade de ocorrer tais riscos e as possíveis coberturas para eles. Nesta análise, são considerados os fatores referentes a cada perfil de cliente, para que a apólice escolhida seja apropriada e restitua de forma adequada os eventuais prejuízos.

Assessoria ao cliente

O Corretor de Seguros é responsável por orientar e assessorar o cliente desde o processo de contratação até o final do contrato do seguro. Disponibiliza os seus conhecimentos técnicos e de mercado para aconselhar sobre as opções de produtos de seguros disponíveis, tornando mais acessível o entendimento dos termos do contrato. Ele atua como um intermediário permitindo a compreensão das particularidades de cada contrato, tornando a aquisição do seguro mais simples e confiável para o futuro Segurado.

Seguro adequado a cada necessidade

Cabe ao Corretor de Seguros identificar junto com o Segurado, os perfis e as necessidades, e recomendar o melhor contrato para cada situação, garantindo a melhor relação entre custo e benefício. Com esse atendimento personalizado, evita-se que o consumidor adquira um produto padronizado que não atenda às suas demandas individuais.

Acompanhamento das mudanças da apólice

Caso haja mudanças no risco ao bem segurado durante o período em que o contrato está em vigor, é responsabilidade do Segurado a comunicação de tais mudanças para o Corretor que deverá orientar quais as melhores medidas a serem tomadas em cada situação. É o corretor quem poderá auxiliar em uma mudança de contrato ou em caso de renovação, tornando-o mais adequado às condições atuais, em preço e cobertura da apólice.

Canal direto entre a seguradora e o consumidor

É função do Corretor de Seguros interceder em nome do segurado junto às empresas Seguradoras, buscando melhor atendimento, preços, condições de pagamento, maior cobertura, entre outros benefícios. Nos casos de emergência, o segurado deverá acionar a seguradora e após, recorrer ao Corretor de Seguros para lhe apoiar e orientar na regulação do sinistro junto a este Segurador.

Profissional Habilitado

Para exercer a profissão de Corretor de Seguros, é obrigatória a conclusão do Curso de Habilitação de Corretores de Seguros, promovido pela Fundação Escola Nacional de Seguros. Após a formação e a aprovação, o profissional pode ser Habilitado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é uma autarquia ligada ao Ministério da Fazenda, e exercer a profissão de Corretor de Seguros.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o trabalho do Corretor de Seguros, não perca tempo e busque um profissional para atendê-lo! Assim você será bem orientado e fará a melhor contratação de seguro conforme sua necessidade.

Se você gostou ou ainda tem alguma dúvida, fale conosco!