Entenda a importância do corretor de seguros

A contratação de seguros é algo que deve ser feito com muita análise e cuidado. Isso porque, existem algumas particularidades que podem variar entre as seguradoras e até mesmo entre o tipo de contrato que foi escolhido. Nesse processo, o trabalho do corretor de seguros é fundamental.

Quer saber mais sobre esse profissional e o tipo de trabalho que ele desenvolve? Continue acompanhando a leitura e descubra agora mesmo!

Afinal, o que faz um corretor de seguros?

É uma prática comum no mercado que as seguradoras não negociem diretamente com os interessados em adquirir um seguro. Dessa forma, cabe ao corretor de seguros, orientar o segurado e negociar junto às seguradoras a melhor opção para a contratação dos serviços.

Assim, muito além do trabalho de intermediar a contratação, o corretor de seguros atua como um consultor, e principalmente, como representante do cliente junto ao segurador, esclarecendo detalhes do contrato e dando todo o suporte em caso de sinistro.

Quais habilidades esse profissional deve ter?

Além das habilidades em negociação e pleno conhecimento sobre o serviço que é recomendado, o corretor de seguros deve ser proativo, buscando compreender o perfil do seu cliente, identificando suas necessidades e capacidade de pagamento, apresentando um serviço que seja coerente com essas demandas.

Além disso, é fundamental que ele esteja disponível para atender e auxiliar seus clientes, principalmente, quando há algum sinistro e eles necessitam de suporte. Outro ponto importante é a comunicação. Exceto em casos de emergências, todo o processo de comunicação com o segurador deve realizado através do corretor de seguros — que precisa ser comunicativo, e ao mesmo tempo, saber entender e transmitir a mensagem de forma clara e transparente.

Qual é a importância do seu trabalho?

Diante do que já foi dito, podemos dizer que o trabalho do corretor de seguros é crucial, tanto para as seguradoras, quanto para o cliente — visto que os contratos de seguros são complexos e de difícil entendimento.

Por assim dizer, podemos definir o trabalho do corretor de seguros como sendo o canal principal de comunicação entre os clientes e a seguradora, pois é ele quem busca entender e atender os interesses dos seus clientes. Ou seja, além do trabalho de vendas e consultoria, ele também é o responsável por garantir que tudo o que foi acordado em fase de negociação seja cumprido — por ambas as partes.

Como podemos ver, o trabalho do corretor de seguros não se limita a intermediar os serviços de uma seguradora. Grande parte de sua responsabilidade está ligada a disponibilizar suporte ao cliente antes, durante e depois da contratação — esclarecendo dúvidas, repassando informações e orientando a respeito dos procedimentos corretos.

O que achou do nosso post? Suas dúvidas a respeito do trabalho do corretor de seguros foram todas esclarecidas? Aproveite os comentários e nos deixe saber quais são suas opiniões e experiência sobre esse assunto. Participe!